terça-feira, 25 de março de 2014

Março 2014

Caio já esta com 9 meses (e meio). Aprendeu (sozinho) a bater palmas, acenar, gritar dentro de potes/embalagens vazias e pular com as pernas dobradas (em formato de meditação). As vezes faz tudo isso ao mesmo tempo. É super guloso. Come de tudo. Ostenta uma careca linda com poucos fios de cabelos negros. Continua banguela. Não há sinal nenhum de dentição. Iniciou a fase de engatinhar. Tem-se mostrado muito persistente. Chega a ficar irritado quando não consegue. Faz lentamente. Em alguns momentos arrastando a bundinha no chão, em outros arrastando o peito ou até mesmo girando em um ponto fixo. Esse ultimo é o mais engraçado. Parece cachorrinho correndo atrás do próprio rabo. É um encanto.
Théo não fica para trás no quesito seduzir a mamãe. Ele esta prestes a completar 27 meses. A oralidade melhorou muito. Formula frases. Faz pedidos. Ao ver alguém que conhece (ou simpatiza) fala: oi, bem (tudo bem?) e obrigado (quando recebe/ou dá algo). Nos convida para jogar bola e ir ao parque/praça. Quando não tem certeza de uma palavra ignora, sorri ou fala baixo. Já o vi algumas vezes falando sozinho. Théo escolhe roupas e calçados. Gosta de passar perfume e comer pasta de dente embaixo da mesa do computador. Ajuda quando é solicitado (e igualmente quando não é). Ganhou mais independência na hora de comer. Já manipula bem a colher. Tenta usar garfo e faca (por imitação). Inventa brincadeiras. Dança muito! Ainda balança a cabeça (como roqueiro) e faz o passinho "pendulo". Entretanto passo a elaborar os movimentos através da imitação (de outros dançarinos). Adorei quando percebi que começou a cantar! Antes apenas ouvia, concordava com o sorriso e o olhar. Agora ele emite som (não chega a ser palavras com sentido conhecido para nós adultos, mas já é um avanço lindo) e prefere em ritmo de rap ou rock. Para dançar ele curte funk. Acredita? Só pode ser a batida. Tomara que não seja a letra, rs... Ele é uma graça.
Ainda temos dificuldades em colocar os dois para dormir no mesmo horário. Isso seria bom principalmente por que me permitiria um tempo maior para trabalhar. Caio dorme sonecas rápidas. Théo dorme sonecas intermináveis, porém difíceis de iniciar. Ambos relutam para dormir. Querem ficar mais tempo acordado. O mais novo quase "arranca" a orelhinha e o olhinho de tanto coçar. O mais velho choraminga e derruba tudo que pega nas mãos. É a forma de mostrar "estou com sono, não agüento mais". O engraçado nessa nova fase de estar exausto e não querer dormir é que lembro de outras crianças. Lembro, por exemplo, da minha sobrinha. Uma vez, quando brincava de virar cambalhota, ficou imobilizada com a cabeça no tapete da sala e o corpo todo encurvado. Posição super esquisita! Depois de algum tempo inerte e de chamar pelo nome sem obter resposta observamos que ela desmaio (de sono)! Ehehehe... Théo fez isso pela primeira vez semana passada. Depois de pular, correr, "desmaiou" no sofá. :)

Nosso foco agora esta no desfralde. Na verdade é o foco maior do marido e teoricamente o meu, rs... Tenho dificuldade em lembrar de recomendar ao Théo que é necessário ir ao banheiro. Normal para quem comparece ao dentista um dia depois da consulta e lembra no susto (na verdade foi o face que lembrou) de datas importantes. Com o Caio é preparar o ambiente para a fase de locomoção e deixar rolar seu desenvolvimento natural.

Nenhum comentário: