domingo, 30 de outubro de 2011

Das coisas que me machucam - Parte I

Sabe aquela amiga que você queria ter. Aquela que de longe vc vê que é super divertida, bonita e alegre. Então, a minha infância teve um personagem assim. E logo me tornei amiga, foi rápido, não tão rápido quanto o tempo que realmente durou nossa amizade.
Lembro que tinhamos gostos em comum. Eu adorava andar de patins e junto com ela aprendi a fazer a volta/virada. Viviamos ralada. Caiamos muito, ficavamos tentando andar cada vez mais rápido e a fazer quase tudo de patins - subir escadas, ir ao mercado... enfim, quase tudo.
Com essa mesma amiga aprendi que as pessoas são preconceituosas. Lembro um dia que me contou a saga de sua mãe por querer "limpar" o seu rosto. A menina estava começando a ter sardas. Eu tenho desde que me conheço por gente. Pra mim sempre foi normal... mas para eles era sinal de "sujeira", "feiura", vergonha, sei lá qual palavra define melhor.
A tal mãe utilizou uma esponja com o lado da palha de aço para esfregar as manchas. Ao ouvir isso, tive uma sensação de enjoo. Acho que foi a partir deste momento que passei a repudiar toda manifestações preconceituosa e a ignorância alheia... ser aceito - fisicamente, economicamente e psicologicamente - é uma tarefa pesada, ainda mais na infância.

Nenhum comentário: